domingo, 21 de junho de 2015

Clássicos para sempre: Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)



Em 1935, Indiana Jones (ou Indy) escapa das garras de Lao Che, um chefão do crime em Xangai. Com seus ajudantes; um garoto chinês de onze anos de idade, Short Round (ou Shorty), e a cantora de boate Willie Scott, Indiana foge de Xangai em um avião que, desconhecido para eles, é de propriedade de Lao. Os pilotos deixam a queda do avião ao longo dos Himalaias, mas o trio por pouco conseguiu escapar em um barco inflável e descer as encostas em umacorredeira. Eles vêm para Mayapore, uma aldeia desolada no norte da Índia, onde os pobres aldeões acreditam que eles foram enviados pelo deus hindu Shiva e alistar sua ajuda para recuperar o sagrado Sivalinga, uma pedra roubada de seu santuário, bem como as crianças da comunidade, a partir de forças do mal no Palácio Pankot nas proximidades. Durante a viagem para Pankot, Indy levanta a hipótese de que a pedra pode ser uma das cinco pedras de Sankara da fábula que promete fortuna e glória.

O trio recebe uma recepção calorosa dos moradores do Palácio Pankot (que inclui o jovem Marajá Zalim Singh e seu representante, o primeiro ministro do Palácio Pankot Chattar Lal) e estão autorizados a passar a noite como seus convidados, durante o qual eles participan de um banquete suntuoso do Mahajá. O palácio rebate questões de Indy sobre reivindicações dos moradores e sua teoria de que o antigo culto thug é responsável por seus problemas. Mais tarde naquela noite, Indy é atacado por um assassino, levando Indy, Willie, e Shorty a acreditar que algo está errado. Eles descobrem uma série de túneis escondidos atrás de uma estátua no quarto de Willie e os explorá-los, superando uma série de quartos armadilhados ao longo do caminho.

O trio, eventualmente, chegar a um templo subterrâneo onde o thug adorar a deusa hindu Kali com sacrifício humano. Eles descobrem que o thug, liderado por sua maldade, sumo sacerdote sanguinário Mola Ram, estão na posse de três das cinco pedras de Sankara, e escravizou os filhos (assim como o marajá) na mina para as duas pedras finais, o que eles esperam que lhes permitirá governar o mundo. Como Indy tenta recuperar as pedras, ele, Willie, e Shorty são capturados e separados. Indy é chicoteado e forçado a beber uma poção chamada "Sangue de Kali", o que o coloca em um estado de transe estado chamado de "Sono negro de Kali Ma". Como resultado, ele começa a servir sem pensar para Mola. Willie, entretanto, é mantido como um sacrifício humano, enquanto Shorty é colocado nas minas de trabalho ao lado das crianças escravizadas. Shorty se liberta e escapa de volta para o templo onde ele queima Indy com uma tocha, chocando-o para fora do transe. O Marajá, que também foi violentamente extasiado pelo "Sangue de Kali", tenta sabotar Indy com um boneco de vodu. Shorty brigar com o Marajá em última análise, queimando-o para tirá-lo do transe. O Marajá, então, diz a Short Round como sair das minas. Enquanto Mola escapa, Indy e Shorty resgatam Willie, recuperar os três pedras de Sankara, e libertar as crianças da aldeia.

Depois de uma perseguição em um carrinho de mina para escapar do templo, o trio emergir acima do solo e são novamente encurralados por Mola e seus capangas em uma selva de ponte de corda em ambos os lados ao longo de um desfiladeiro com uma infestação de crocodilo que flui rio adentro. Usando umaespada roubada de um dos guerreiros thug, Indy corta a ponte de corda ao meio, deixando todos pendurados em suas vidas. Indy profere um encantamento que faz com que as pedras comecem a brilhar em vermelho quente. Duas das pedras cair no rio, enquanto o último cai e queima a mão de Mola. Indy pega a pedra agora fria, enquanto Mola cai no rio abaixo, onde ele é devorado por crocodilos. O thug então tenta furar Indiana com setas, até que uma companhia de atiradores do Exército da Índia Britânica de Pankot chegam, tendo sido convocados pelo marajá do palácio. No tiroteio que se seguiu, muitos dos thus arqueiros são mortos e o restante é cercado e capturado. Indy, Willie, e Shorty retornam vitoriosos para a aldeia com as crianças e dar a pedra que faltava para os moradores.



Quando George Lucas se aproximou pela primeira vez com Steven Spielberg para Raiders of the Lost Ark, Spielberg lembrou: "George disse que se eu dirigiu o primeiro, então eu teria que dirigir uma trilogia. Ele tinha três histórias em mente. George descobriu que não tinha três histórias em mente e tivemos que inventar histórias subseqüentes". Spielberg e Lucas atribuído o tom do filme, que era mais sombrio do que Raiders of the Lost Ark, de seus humores pessoais seguindo as separações de seus relacionamentos (Spielberg com Amy Irving, Lucas com Marcia). Além disso, Lucas sentiu "que tinha de ter sido um filme sombrio. A maneira Empire Strikes Back foi o segundo ato sombrio da trilogia Star Wars." O nome do clube que aparece logo no início do filme é "Club Obi-Wan", uma referência à série Star Wars, dirigida por George Lucas.

Lucas fez o filme uma prequela pois não queria que os nazistas fossem os vilões mais uma vez. Spielberg originalmente queria trazer Marion Ravenwood de volta, com Abner Ravenwood sendo considerado como um possível personagem. Lucas criou uma cena de perseguição de abertura que teve Indiana Jonesem uma motocicleta na Grande Muralha da China. Além disso, Indiana descobriu um "Mundo Perdido pastiche com um vale escondido habitado por dinossauros". As autoridades chinesas recusaram-se a permitir as filmagens, e Lucas considerou o Monkey King como o enredo. Lucas escreveu um tratamento de cinema, que incluiu um castelo assombrado, na Escócia, mas Spielberg sentiu que era muito semelhante a Poltergeist. O castelo assombrado na Escócia lentamente se transformou em um demoníaco templo na Índia.

Lucas veio com idéias que envolviam um culto religioso dedicado a escravidão infantil child slavery, magia negra e ritual de sacrifício humano. Lawrence Kasdan deRaiders of the Lost Ark foi convidado para escrever o roteiro. "Eu não queria ser associado a Temple of Doom", refletiu. "Eu apenas pensei que era horrível. Ele é tão mau. Há nada agradável sobre ele. Acho Temple of Doom representa um período caótico, tanto no que vivem [Lucas e Spielberg], e o filme é muito feio e mesquinho." Lucas contratou Willard Huyck e Gloria Katz para escrever o roteiro devido ao seu conhecimento da cultura indiana. Gunga Din serviu como uma influência para o filme.


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