sexta-feira, 12 de junho de 2015

Clássicos para sempre: Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981)


Sinopse e detalhes


Em 1936, o arqueólogo Indiana Jones (Harrison Ford) é contratado para encontrar a Arca da Aliança, que segundo as escrituras bíblicas conteria "Os Dez Mandamentos" que Deus revelou a Moisés no Monte Horeb. Mas como a lenda diz que o exército que a possuir será invencível, Indiana Jones terá um adversário de peso na busca pela arca perdida: o próprio Adolf Hitler.

Ele estreou em 12 de junho de 1981, Raiders of the Lost Ark se firmou como o filme com maiores ganhos do ano, assim como é considerado como um dos filmes com as maiores bilheterias de todos os tempos. Foi nomeado para nove prêmios do Oscar em 1982, incluindo Melhor Filme, e ganhou quatro (Melhor Direção de Arte, Melhor Edição, Melhor Som, Melhores Efeitos Visuais) e um quinto Prêmio Especial por sua Montagem de Efeitos Sonoros. O êxito conseguido pelo filme, tanto a nível crítico como popular, derivou na produção e lançamento de três filmes do aventureiro: Indiana Jones and the Temple of Doom, Indiana Jones and the Last Crusade e Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull, que constituem uma das séries de aventuras mais reconhecidas na história do cinema. Foi também produzida a série de televisão The Young Indiana Jones Chronicles (1992–1996) e 15 jogos de vídeo a partir de 2009. Em 1999, o filme foi selecionado para preservação pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, sendo considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante". Raiders está classificado entre os maiores filmes de todos os tempos no gênero de ação-aventura e muitas vezes em geral.
Criação do personagem

Em 1973 George Lucas escreveu As Aventuras de Indiana Smith, o conceito inicial de uma série de filmes que estaria inspirada nos seriados dos anos 1930 e 1940. Pouco depois de ter criado o esboço, se reuniu com o roteirista e diretor Philip Kaufman, que, depois de várias semanas de discussão introduziu a Arca da Aliança como principal elemento narrativo da primeira aventura. Curiosamente, Kaufman pensou nesse objeto depois de recordar uma conversa que teve com umdentista durante sua infância. Contudo, o projeto decaiu no instante em que o diretor Clint Eastwood contratou Kaufman para dirigir The Outlaw Josey Wales, fazendo com que Lucas optasse por abandonar a ideia de Indiana Smith e a Arca da Aliança. Em seu lugar, um segundo conceito, Star Wars, começaria a ser amplamente desenvolvimento para convertendo-se em Star Wars: Episode IV - A New Hope.

Em maio de 1977, Lucas viajou a Maui para "escapar" do amplo êxito comercial que teve Star Wars: A New Hope. Seu amigo Steven Spielberg também se encontrava ali, passando as férias depois do lançamento de seu filme Close Encounters of the Third Kind. Enquanto construia um castelo de areia em Mauna Kea, Spielberg lhe expressou seu interesse em dirigir um filme de James Bond. Ao escutá-lo, Lucas comentou com ele que havia concebido um personagem "ainda melhor que James Bond", assim que decidiu compartilhar com ele sua ideia sobre a primeira aventura de Indiana Smith. Spielberg ficou fascinado com o conceito, a qual catalogou "como um filme de Bond sem alguns aparelhos", embora tenha comentado com Lucas que ol apelido "Smith" não era o mais apropriado para o personagem. "OK. E o que pensa de 'Jones'?", ele respondeu imediatamente. Foi assim como o nome do aventureiro mudou definitivamente para Indiana Jones. Em respeito a "Indiana", apelido do personagem, surgiu do nome do Malamute de Alaska de Lucas.

Nomiações e prêmios

Depois de sua estreia, foi nomeado a nove prêmios do Oscar, dos quais ganhou quatro, além de um reconhecimento especial a Ben Burtt e Richard L. Andersonpela edição de som. Alguns outros de seus prêmios —24 no total— foram um Grammy, um BAFTA e cinco Saturn. No processo, Spielberg esteve nomeado aoGlobo de Ouro de melhor direção.

Atores e atrizes

Harrison Ford

Personagem: Henry 'Indiana' Jones

Karen Allen

Personagem: Marion Ravenwood

Paul Freeman

Personagem: René Belloq

Denholm Elliott

Personagem: Marcus Brody

Ronald Lacey

Personagem: Major Arnold Toht

John Rhys-Davies

Personagem: Sallah

Alfred Molina

Personagem: Sapito

Anthony Higgins

Personagem: Gobler

Nenhum comentário:

Postar um comentário