domingo, 29 de março de 2015

Clássicos para sempre: Gatinhas & Gatões (1984)


Sinopse

A estudante secundarista Samantha "Sam" Baker completa dezesseis anos de idade mas fica decepcionada quando a família se esquece do aniversário porque estão todos atribulados com o casamento da irmã mais velha dela, Ginny, que irá acontecer no dia seguinte. Sam é apaixonada por um estudante mais velho e rico, Jake Ryan, mas ele namora Caroline, uma garota da mesma idade dele e bastante popular. Jack percebe o interesse de Sam e tenta saber mais dela através de "Ted" ou "Farmer Ted", um calouro que a conhece do ônibus escolar. Ted faz uma aposta com os amigos envolvendo Sam e conta isso para ela. Sam resolve ajudá-lo a ganhar a aposta quando ele lhe conta do interesse de Jack.

O personagem de Long Duk Dong foi criticado por ser racialmente insensível e ofensivo para os asiáticos e outros Alison MacAdam do NPR escreveu (tradução livre): "Para alguns assistentes, ele representou um dos mais ofensivos estereótipos asiáticos que Hollywood apresentou" Roger Ebert defendeu o personagem, escrevendo que Gedde Watanabe "elevou seu papel de um estereotipo ofensivo para altamente cômico".
Num artigo publicado em Salon, Amy Benfer considerou que o filme tacitamente perdoa estupro num encontro . Após a cena da festa, Jake conversa com Ted sobre a namorada Caroline estar "na cama bem agora, com frio. Eu poderia violá-la de dez maneiras diferentes se eu quisesse" Ele encoraja Ted a levá-la para casa dizendo "que ela não saberá a diferença" . Quando Caroline e Ted acordam abraçados no carro, ela fala que certamente tiveram relações sexuais mas nenhum dos dois se lembra. Amy Benfer escreveu que "A cena funcionou apenas porque as pessoas eram estúpidas sobre estupros em encontros naquela época. Mesmo em comédias mais pesadas, você nunca veria dois simpáticos jovens conspirando para tomar vantagem de uma garota bêbada, atualmente"..
Elenco

Molly Ringwald...Samantha "Sam" Baker
Paul Dooley...Jim Baker
Carlin Glynn...Brenda Baker
Justin Henry...Mike Baker
Michael Schoeffling...Jake Ryan

Nenhum comentário:

Postar um comentário