quinta-feira, 2 de abril de 2015

Clássicos para sempre: As 7 faces do Dr. Lao (1964)




Sinopse
É o começo do século XX, e um misterioso homem chinês chega montando um burro em Abalone, no Arizona. De posse de um único elemento visível, um pequeno e esférico aquário ocupado por um peixe exótico. Este visitante mágico, Dr. Lao (interpretado por Tony Randall), adentra-se ao estabelecimento do editor Edward Cunningham (John Ericson), dono do jornal local, o Abalon Diary Star, e coloca um grande anúncio sobre o seu circo, que irá exibir-se na cidade por duas noites apenas.
Apesar de ser calma, Abalone não é um lugar pacífico: um rico fazendeiro Clint Stark (Arthur O’Connell) tem a informação privilegiada de que uma estrada de ferro está chegando à cidade, e planeja comprar o lugar, enquanto a terra é barata. Stark tem uma complicação: a oposição de Cunningham, o qual não se deixa influenciar por suas ações "filantrópicas". O jovem editor é novo na cidade e pretende protegê-la de Stark, e que está também romanticamente a perseguir uma certa bibliotecária da cidade, Angela Benedict (Barbara Eden - atriz mundialmente conhecida através do seriado Jeannie é um Gênio), uma mulher reprimida, mas adorável ainda lamentando a morte prematura de seu marido, e mãe de seu único filho, que encanta-se com o circo e suas atrações.
Depois de fazer algumas investigações, Cunningham visita o lugar onde o circo foi instalado na periferia e acaba descobrindo a cidade natal de Lao, onde alega ter nascido, e o confronta dizendo que tal lugar desapareceu séculos atrás. Assim, Lao se desvia das perguntas de Cunningham.
Enquanto Lao coloca cartazes pela cidade anunciando o seu circo, ele é auxiliado pelo filho de Angela, o pequeno Mike, que descobre que o andarilho misterioso tem 7.322 anos de idade.
O circo abre as suas portas e toda a população comparece ao evento. Entre os curiosos estão incluídos uma mulher perversa e uma autoabsorvida matrona, que se apega a sua autoimagem de uma beleza jovem. Lao usa suas muitas faces para oferecer sua sabedoria aos visitantes mas apenas alguns deles tomam a atenção. Stark assiste as atrações, como Apolônio de Tiana, o vidente, e uma grande serpente, a qual percebe-se uma certa semelhança…
Mike faz amizade com o patético e cansado Merlin e Angela é despertada de sua repressão emocional pela música envolvente de Pan, um ser da politeísta mitologia grega. A aparição da Medusa se faz descrente a princípio, até que um incidente com a explosiva personagem que é transformada em pedra diante dos olhos de todos. Lao tenta acalmar a todos enquanto Merlin restaura a mulher ao seu estado anterior, mas com renovado espírito.

.
Elenco
Tony Randall…vários personagens:
Dr. Lao, o visitante chinês
Abominável Homem das Neves
Mago Merlin


Nenhum comentário:

Postar um comentário