segunda-feira, 6 de abril de 2015

Clássicos para sempre: O Enigma da Pirâmide (1985)


Sinopse e detalhes
.
Em 1870, na Londres vitoriana, pessoas são acometidas de alucinações em virtude de serem atingidas por um dardo, com as visões as levando à morte. É dentro deste contexto que Sherlock Holmes (Nicholas Rowe) e John Watson (Alan Cox) se conhecem, quando ainda são adolescentes e estudam em uma escola pública inglesa, sendo que nesta mesma época Holmes soluciona seu primeiro caso.
.

Embora tenha passado em branco nas bilheterias, “O Enigma da Pirâmide” ganhou fama por ser o primeiro filme de Hollywood a colocar um ator de carne e osso contracenando com um personagem 100% digital (o chamado CGI). A cena em questão acontece na primeira metade do filme e ocorre durante uma alucinação produzida por uma poderosa droga ministrada às vítimas de um misterioso assassino encapuzado através de uma zarabatana. A alucinação faz um sacerdote ver um cavaleiro medieval descer do vitral da igreja e atacá-lo com uma espada.
A cena, que levou quatro meses para ser finalizada nos computadores da Industrial Light & Magic, foi concebida por um talentoso animador que havia trabalhado na Disney e estava prestes a criar seu próprio estúdio de animação digital. O nome dele era John Lasseter, e ele se tornaria não apenas o diretor do primeiro longa-metragem feito inteiramente no computador (o divertido “Toy Story”), mas também o homem mais poderoso do estúdio independente mais admirado por onze entre dez cinéfilos do planeta: a Pixar.
Apesar do fracasso financeiro, não há nada de errado com o filme. “O Enigma da Pirâmide” não fez o sucesso pretendido por um grupo de razões que não tem relação com a qualidade cinematográfica. Para começar, as referências ao universo de Sherlock Holmes eram desconhecidas pelo público-alvo, formado por garotos que nem sabem direito quem foi o personagem de Sir Arthur Conan Doyle. Depois, a trama é ambientada no ano de 1870, durante a era vitoriana de Londres, uma época com que os adolescentes não têm familiaridade. Para encerrar, há diversas alusões à cultura egípcia no enredo, e o terceiro elemento alienígena a cultura pop adolescente foi a pá de cal em cima da produção.
.

Elenco
Nicholas Rowe (Sherlock Holmes)
Alan Cox (John Watson)
Sophie Ward (Elizabeth Hardy)
Anthony Higgins (Rathe / Ehtar)
Susan Fleetwood (Sra. Dribb)
Freddie Jones (Cragwitch)

Nenhum comentário:

Postar um comentário